Gone Home



Gone Home é um game em que você assume o papel de uma garota que, recém-chegada de uma longa viagem da Europa, encontra a casa de sua família totalmente vazia por motivos desconhecidos. Seu objetivo é explorar a casa e seus mistérios, descobrindo novos cômodos, analisando objetos e lendo mensagens deixadas por seus pais e irmã. Tudo o que você faz durante as três horas de jogo é tentar entender o que está acontecendo ali, e a motivação para fazermos isso é uma história verdadeiramente bela, que só poderia ser contada de maneira tão intensa através de uma experiência interativa.

Situado no ano de 1995, Portland, Oregon.
Jogo em primeira pessoa | história interativa | aventura
Desenvolvido e publicado: Fullbright
Plataformas: Microsoft Windows | Mac OS X | Linux
Lançamento: 15 de agosto de 2013
Recepção: Recebeu muitos elogios dos críticos. Ganhou diversas premiações (inclusive o BAFTA Video Game Award  de 2013 para melhor "jogo de estréia")

Para comprar o jogo eu recomendo o Steam Community (é super confiável e fácil de usar!), você baixa o programa e depois é só fazer a compra dos jogos (alguns por sinal, da para fazer um teste antes de comprar).
Ah! O jogo é em inglês, mas para aqueles que não são muito bons ou simplesmente não querem jogar em inglês, foi feito um arquivo para traduzir para o português. Baixe ele aqui. Eu joguei em inglês, então não sei como ficou a tradução e se é fácil de instalar mas pelos comentários e pela explicação no site, não parece ser muito difícil de usar o arquivo.
sgp_gonehome_review (4) sgp_gonehome_review (2)
 Análise: Gone Home

CASO VOCÊ ESTEJA JOGANDO OU PRETENDE JOGAR, NÃO LEIA ABAIXO, POIS EU VOU CONTAR TUDO O QUE ACONTECEU NO JOGO, OU SEJA É UM BIG SPOILER!

✖ TEM CERTEZA? DEPOIS NÃO DIGA QUE EU NÃO AVISEI! 

KAITLIN chega a casa depois de uma temporada viajando  pela Europa. Em vez de uma comissão de boas-vindas e de ser inundada por perguntas sobre o ano que dedicou a conhecer terra nova, Katie chega ao desamparo de uma casa vazia.

Uma das primeiras coisas visíveis é o fato de que parece que eles acabaram de se mudar para a casa. Após uma pequena investigação no entanto, é claro que eles tem vivido lá por um tempo, porém ninguém parece confortável morando lá, todo mundo gasta seu tempo em partes separadas da casa.

TERRENCE
O pai passa o seu tempo no escritório, ou na biblioteca. Um dos indícios de que ele não pode ser um homem feliz, são as garrafas de bebida em seu escritório. Outra coisa é que seus livros não estão vendendo, e ele está à beira de ser despedido do seu trabalho como um revisor de eletrônicos. Ele é um escritor pobre, seus livros são cheios de clichês e sci-fi de enredo genéricos, para não mencionar a obsessão estranha com o assassinato de Kennedy. Até mesmo seu próprio pai não tem fé em seu trabalho e Terry o odeia por isso, como evidenciado pelo retrato de seu pai com o rosto completamente cortado (você o encontra num depósito).

JANICE
Sua esposa gasta seu tempo em seu estúdio de arte, a cozinha e a estufa. Está bem claro que ela está tendo um caso, embora não confirmado. Depois de encontrar ingressos para 'Earth Wind and Fire' (que ela foi com um colega de trabalho masculino), uma novela sobre um lenhador bonitão, um bilhete de uma amiga que se refere a atração por seu colega de trabalho e, finalmente, um preservativo. Este não é, em si, necessariamente suspeito, mas eu duvido que muitos casais em seus mais ou menos quarenta anos tem muito uso de preservativos. Por fim, eles dizer a Sam que eles estão fazendo uma viagem para comemorar seu aniversário de casamento ou algo assim, mas na realidade é um retiro para casais com aconselhamento. Seu casamento mais que tudo, acabou.

OSCAR
Também há o tio estranho de quem eles aleatoriamente herdaram a casa. Ele inexplicavelmente vendeu sua farmácia na cidade em um ponto e, aparentemente, morreu um recluso solitário.
Quando você encontrar e abrir o cofre no porão, vai ver que ele era um viciado em ópio. Ele escreveu uma carta a sua irmã explicando que ele vendeu a farmácia para fugir da tentação (pois tinha acesso fácil aos opiáceos) e aos poucos foi revirando sua vida. Infelizmente ela escreveu devolução ao remetente no envelope e o enviou de volta.

SAMANTHA
Sam gasta todo o seu tempo em seu quarto, os quartos dos empregados secretos, e o sótão. Ela e Lonnie fazem o seu melhor para permanecer sob o radar mas longe dos pais que não a entende, ou não querem, entendê-la. Ela está desesperada por alguém para conversar, e sente falta da sua irmã (você, meu caro jogador) ainda mais desesperadamente. Conforme você vai encontrando mais pistas e ganhando mais páginas do diário, vai descobrindo o quanto Sam é solitária e triste, depois feliz de encontrar uma amiga, se apaixona, e em seguida fica desesperada para não perder esse amor.

Como algumas pessoas, eu esperava encontrá-la no sótão com seus pulsos cortados ou algo do tipo.

Finalmente, quando você junta todas as peças do quebra-cabeça e vai para o sótão, a história muda de desagradável para esperançosa. Sam talvez não tenha se matado. Ela simplesmente roubou todos os videocassete e provavelmente algumas outras coisas, e fugiu com seu namorada Lonnie, que deixou 2 mensagens desesperadas no último minuto, deixando de ir para o exército para ficar com a Sam.

Créditos: Gone Home | Steam Community


xoxo, CAROL

1 comentários

  1. Já ouvi falar desse jogo mas nunca joguei ele, pelo que vi na descrição ele é bem interessante.
    Assim que meu computador voltar da assistência (ele pifou lindamente), pretendo baixar!
    Se você tiver mais jogos pra indicar eu vou adorar!!!
    Obs.: Não podem ser muito caro hahaha
    Obs2.: Quase que eu acabei lendo a história... tive que dar um pulo pro final da página!

    Bjus ;*

    ResponderExcluir

My Instagram